top of page

Rebelião Ecossocialista: Um ano de luta e organização

Atualizado: 7 de mai.

Hoje, junto ao dia internacional de luta dos trabalhadores(as), a Rebelião Ecossocialista completa um ano de fundação!


Decidimos há um ano sobre a necessidade de um novo agrupamento, referenciado na IV Internacional, firmando compromisso estratégico com o ecossocialismo que não abra mão da centralidade do feminismo, do antirracismo, da antilgbtia+fobia e da luta contra todas as opressões. Além disso, mais do que afirmar esses princípios, acreditamos que as nossas táticas deveriam ser subordinadas a eles e isso só seria possível garantindo sempre a nossa independência de classe. 


O momento da conjuntura nacional e internacional é de muitos desafios, com o avanço crescente da extrema direita e o agravamento contínuo da crise ambiental sendo os desafios mais urgentes de nosso tempo. Construir uma organização forjada por trabalhadores, junto a estes enfrentamentos, é uma tarefa cotidiana.


Sabemos que vivemos num momento de fragmentação na esquerda e reconhecemos sermos produtos desse tempo, mas após esse ano, fazemos um balanço extremamente positivo dessa decisão. Ainda que pareça contraditório, fundar uma organização neste momento vem nos aproximando do objetivo que perseguimos e marca a fundação da Rebelião Ecossocialista: a reorganização de setores quartistas do Brasil comprometidos com a independência de classe. 


Nas fileiras da nossa organização temos camaradas que lutam incessantemente. Há desde quadros políticos que se forjam nesta nova geração, passando por militantes que experienciaram e lutaram nas jornadas de junho, digiram greves, compuseram gestões da UNE, que estavam organizados(as) contra as privatizações na década de 90 e lutaram contra a Ditadura Militar. 


Apesar do recente tempo de vida da organização, nossa história não começou há um ano. Reivindicamos as experiências das organizações que a nossa militância construiu anteriormente. É fazendo um balanço dos nossos erros e acertos que avançamos. É na constante busca por uma organização radicalmente democrática que conseguimos construir a política que acreditamos ser o caminho de defesa da luta dos explorados e oprimidos. Temos valorosas experiências que hoje se encontram na Rebelião Ecossocialista e ecoamos em nosso programa. 


Vida longa a luta comunista, ecossocialista e antiburocrática! Vida longa a

Rebelião Ecossocialista!


51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page