top of page

Vai ter luta! Contra as privatizações de Tarcísio de Freitas em SP

Por Rebelião Ecossocialista SP


Sob o argumento falacioso de que pretende universalizar os serviços de água e esgoto, o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas, coloca pressão para avançar na privatização da Sabesp. A ideia é enviar o projeto à Alesp mês que vem. Quatro linhas do metrô e da CPTM também estão na frente da fila no plano do Governo, que planeja uma enxurrada de 15 privatizações. Por isso, as trabalhadoras e os trabalhadores das três categorias buscam, por meio de um plebiscito cuja a votação se encerra em 5 de outubro, esquentar a discussão e fazer evaporar o pacote do mal de Tarcísio. Dois dias antes, a ideia é realizar uma grande paralisação dos três serviços. Nós, da Rebelião Ecossocialista, estamos juntes nessa luta! O curso de tal agenda de retrocessos deve desaguar na candidatura de Tarcísio à presidência em 2026.

O canto da sereia é sempre no tom de uma superestimada meta de investimentos - fala-se em R$ 180 bilhões, ao fim de todas as privatizações. Mas só mergulha nessa quem pretende se afogar no mar de mentiras que sempre inunda o discurso privatista. Na prática, uma onda de entrega dos serviços públicos ao Capital desidrata a qualidade de vida da classe trabalhadora, enquanto encharca a conta bancária de empresários amigos do poder. Como já vimos no governo Bolsonaro, porém, a relação entre a expectativa de arrecadação com as vendas das empresas e a realidade é de uma gota no oceano. Nosso patrimônio vende como água, geralmente a preço de banana.

No caso de trens e metrô, São Paulo tem hoje 9 linhas públicas e seis privadas, segundo a Federação Nacional dos Metroviários. Se o governo seguir nos trilhos do desmonte, tudo irá para a iniciativa privada. É preciso descarrilar tal plano.

O que está em jogo, porém, é muito mais profundo. São empregos públicos, o atendimento à população mais pobre e a perspectiva de a classe trabalhadora buscar, com muita luta, a democratização do básico. A lista de privatizações pretendidas por Tarcísio inclui educação, recursos hídricos, transporte de passageiros, rodovias etc.


Vai ter luta!

14 visualizações

Comments


bottom of page